sexta-feira, abril 24, 2015

Lavando os cabelos corretamente em 321..

  Oi meus amores hoje eu vim falar de um assunto para manter os cabelos saudáveis e bonitos, a limpeza dos fios e do couro cabeludo é essencial. Uma lavagem inadequada tira a vitalidade dos fios, além de ocasionar quebra e ressecamento. Então, por mais que você pense que saiba exatamente o que está fazendo debaixo do chuveiro..Então vem comigo.


  1.  Para iniciar a lavagem, utilize a água morna. Ela abre as escamas dos fios.
  2.  Não aplique o shampoo diretamente no cabelo. Espalhe primeiro nas mãos e então no cabelo, sempre começando pela raiz.
  3.  Use as pontas dos dedos para distribuir o produto na raiz do cabelo, com suavidade. Não utilize as unhas. Faça movimentos circulares com a ponta dos dedos.
  4.  No comprimento e pontas, deslize as mãos unidas, espalhando o shampoo de cima para baixo, mecha por mecha, sem esfregar. Assim evitará quebras. Para as pontas do cabelo, basta a espuma que vem da raiz. Elas são a parte mais delicada e agredida do cabelo e merecem atenção especial. Nada de embolar o cabelo do alto da cabeça.
  5.  Depois da limpeza, utilize o condicionador para fazer o fechamento das cutículas. Aplique o produto na extensão dos fios, passando longe do couro cabeludo. Deixe agir por três minutos e enxágue bem, de preferência com a água mais fria para ajudar fechar as escamas. Não penteie o cabelo no momento do enxágue, pois você pode quebrar os fios.
  6.  Quando terminar de enxaguar o cabelo, utilize uma toalha para tirar o excesso de água dos fios. Assim, o condicionador penetrará melhor, potencializando ainda mais o seu efeito.
  7.  Se você lava seus cabelos em dias alternados, o shampoo deve ser aplicado duas vezes para garantir a remoção dos resíduos e potencializar o efeito do produto. A 1ª lavagem elimina a sujeira e o sebo do couro cabeludo. A 2ª lavagem elimina os resquícios de sujeira que não foram eliminados na 1ª lavagem. Quem lava os cabelos todos os dias, não deve aplicar o shampoo duas vezes na mesma lavagem.

Comentam por aí que os cabelos sempre ficam mais bonitos e até mais limpos quando são lavados no salão. Alguns usam água mineral ou filtrada, o que evita o acúmulo de substâncias, como o cloro, nos fios. Mas o que mais faz diferença é que os profissionais ENXÁGUAM MUITO. São os resíduos que tornam o cabelo pesado e opaco. Para saber se enxaguou bem, passe os dedos pela raiz. Se ela estiver áspera e, em alguns casos, até fazer um barulhinho por causa do atrito, seu cabelo estará pronto para receber o condicionador.

Pré-Shampoo
O pré-shampoo tem a função de limpar os fios profundamente e deixá-los preparados para que o xampu atue na fibra capilar, depositando nutrientes essenciais para a saúde dos fios. Ele reforça a ação do shampoo convencional, promovendo uma pré-lavagem dos fios. Por este motivo, ele não funciona sozinho e deve ser usado sempre antes do shampoo habitual. Existem aqueles que possuem micro-partículas que fazem uma esfoliação no couro cabeludo.
Não precisa ser utilizado todos os dias, principalmente se você tiver cabelos secos.

Shampoo Anti-resíduos
Se você costuma usar cremes sem enxágue, o ideal é usar um shampoo anti-resíduos semanalmente, pois o produto remove o excesso de impurezas do couro cabeludo e abre as escamas do cabelo para limpá-lo profundamente. Para quem não tem o costume de usar o creme sem enxágue, use o anti-resíduos a cada 15 dias, especialmente antes de uma sessão de hidratação. Condicionador Todos os cabelos — mesmo os oleosos — precisam receber o condicionador depois do shampoo, especialmente após o uso de um anti-resíduo. O condicionador fecha as escamas do cabelo (abertas pelo shampoo) para evitar que o fio perca seus nutrientes e resseque.
Que mulher que hoje em dia não gosta de ter os cabelos sempre com vida e com aquele brilho inigualável? Pois é, todas nós sabemos que praticamente todas gostam e querem ter os cabelos sempre em dia e com um brilho sem igual.
As hidratações capilares ou reposição hídrica (água) necessitam de regularidade, independente das estações do ano. Porém no Verão, os fios ficam mais ressacados devido a exposição intensa ao sol, ao mar e ao cloro da piscina.
O quadro se agrava quando há a associação com produtos químicos, secadores e chapinhas. Por isso, repor o líquido perdido é fundamental para a saúde das madeixas, deixando-as mais brilhantes, sedosas e bonitas.
O tipo de hidratação e o processo adotado dependem do nível de danificação das fibras e de cada tipo de cabelo.
―Se a cabeleira está muito danificada, além da hidratação, é importante associar outro processo para reconstrução dos fios. Às vezes são necessárias várias hidratações para conseguir a maciez desejada.
Atualmente, nos salões de beleza, os ingredientes mais utilizados para hidratação dos cabelos são os silicones, óleos vegetais e minerais, ceras, manteigas, álcoois graxos, glicerina, pantenol, aloe vera e vitaminas.
Cabelos secos e com química: são porosos e precisam de água e óleo para se manterem saudáveis. Dessa forma, o melhor é repor esse nutriente. Opte por mascaras de hidratação com queratina e aminoácidos, ou seja, produtos que oferecem hidratações mais profundas e recomendadas aos cabelos ressecados por química. A periodicidade semanal é a mais indicada.
Cabelos oleosos: ao contrário do que se possa imaginar não são sinônimo de cabelos hidratados, pois a oleosidade fica apenas na raiz, não chegando ao comprimento do fio, onde acontece o ressecamento. Então, o mais indicado é fazer uma assepsia do couro cabeludo, com argila, por exemplo, para retirar o excesso de oleosidade e só depois hidratar os fios. Pode ser hidratado a cada 20 dias com cremes menos densos para não estimular mais a oleosidade.
Cabelos normais: geralmente sem processo químico, suportam um período maior entre um tratamento e outro. Recomendo para esse tipo de cabelo as ampolas instantâneas que devolvem o brilho e os torna sedosos e maleáveis rapidamente. Um prazo de 20 a 30 dias entre uma hidratação e outra é o mais indicado.
Então meus amores espero ter tirado suas duvidas sobre lavar a cabeleira um beijo e ate a próxima.

4 comentários:

  1. Adorei as dicas.

    http://jovemtentada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi boa noite!!!
    Amei seu blog e suas dicas.
    Vem conhecer o meu blog tb.
    Bjos
    http://mundomaxwell.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá. Adorei o texto, tem ótimas dicas de como lavar corretamente os cabelos e os tratamentos específicos pra cada tipo de cabelo. Parabéns. Bj

    ResponderExcluir